aproximam-se os 70, e agora ?
![](https://623e35de25.cbaul-cdnwnd.com/8aa8d3df1421bd24e01df3b82f3658a8/200000316-ac016ac01a/reformados.jpg?ph=623e35de25)
Poderei cair no erro de falar de coisas, que outros saberão explicar melhor, quer pela idade, quer pela história de vida e ensinamentos, mas, noto com o avançar dos anos, ser a terceira idade uma fase da vida recheada de acontecimentos. Entramos naquela fase em que esperamos ter algum tempo livre, fazer só o indispensável, ajudar a cuidar dos netos, ou como se diz na gíria, "curtir" a vida. Tempos houve em que o acesso à aposentação, poderia significar algum descanso, hoje em dia, isso raramente acontece, e é raro aquele que não procura uma ocupação diária, alavancados por uma expectativa de mais anos de vida, em relação ao tempo dos nossos pais.
Depois, há toda a mudança verificada na própria sociedade ao longo dos tempos, que nos leva a pensar e melhor a agir para bem de nós próprios, procurando aqui e ali coisas que nunca nos haviam passado pela cabeça.
Uns mais abertos que outros, não se deixam incomodar pelo peso da idade, procurando, não só fazerem o que lhes parece ser útil a si, mas também à sociedade e ao meio em que estão inseridos. E tanta coisa se pode fazer...
Organize o tempo de estar com os netos, se é o seu caso, mas tenha também o seu próprio tempo. Procure actividades vocacionadas para os seniores, não se ausente dos seus amigos, faça pequenos exercícios. Há tantas maneiras e formas de lazer que o ajudam a manter-se bem, quer no aspecto físico, quer no intelectual. Mantenha nos seus hábitos, tempos de conversação entre amigos, tendo em mente que ninguém perde tempo conversando, antes pelo contrário, é dessa forma o tempo bem aproveitado, e bem ganho, acredite.
Cada caso é um caso, Todos temos a nossa rotina, mas se procurar bem, verá que algumas das condições são comuns a várias pessoas, e se assim é, sempre se há-de arranjar "uma desculpa" para estar com os amigos e partilhar momentos que tragam prazer de estar e de viver.
Quem assim procura viver, dirá muitas vezes, estar numa das melhores fases, aquela em que procura acima de tudo cuidar-se, e estar bem consigo. Se isso fizer, contribuirá decerto para um melhor ambiente de vida pessoal e/ou familiar, e fará sentido para si, a forma como gere o seu tempo e a sua vida, procurando sempre tirar o melhor do que ela nos reserva.
Quando por fim, deixamos de trabalhar, tendo ou não compromissos familiares, não se deve de modo algum ficar "preso" em casa. Envolvam-se nas muitas oportunidades que a vida ainda tem para oferecer, siga em busca daquilo que melhor há para que se sinta bem.
Poderá o corpo muitas vezes não reagir da melhor forma às mudanças, mas se mudar por si, e isso o fizer sentir bem, acredite que está no caminho certo.
Que não haja "medo" da idade, já que a melhor, é aquela que temos a cada dia, essa (esta) sim, é a melhor...
(texto de autor escrito à margem do novo AO)