Saudade
![](https://623e35de25.cbaul-cdnwnd.com/8aa8d3df1421bd24e01df3b82f3658a8/200000328-9308193083/202110%20BLOG%20capa%20Saudade.png?ph=623e35de25)
Saudade... Foi esta a palavra do ano eleita pelos portugueses. Saudade, essa palavra tão nossa e que nos implica uma mistura de sentimentos aos quais não conseguimos ficar alheios, face ao peso que a mesma tem em nós e as reacções que a mesma nos obriga, tanta vez alicerçadas numa sensação de angústia, pela falta de algo ou de alguém, seja no espaço ou no tempo.
São inúmeras as ocasiões em que utilizamos a expressão "matar a saudade", e aí, nos debruçamos em imagens guardadas em nossa cabeça, ou em fotos ou vídeos de outros tempos, ou mesmo conversando com alguém próximo. Quantas vezes através destas acções ficamos mais perto dos momentos passados, que desta forma nos abrem o caminho para "matar a saudade" , como o apogeu que nos dá alguma alegria momentânea.
Saudade! Quem as não tem? São tantos os momentos gerados que nos acabam por trazer, Insatisfação, angústia, tristeza, nostalgia e tantas outras emoções, num aglomerado de recordações que nos trazem por momentos alguma alegria, traduzida nem que seja num simples sorriso, ou no rolar de uma lágrima.
É sobretudo nos momentos menos bons que por ela somos invadidos, e este que passamos desde há um ano, é pródigo em nos realçar a falta que tantas pessoas e tantas coisas nos fazem. A ausência forçada pelo distanciamento de familiares e Amigos mexe com todos nós negativamente. Até as coisas mais pequenas e de menor peso que a que estávamos habituados e que tivemos de abandonar, nos fazem andar tristes e aí, vem aquela Saudade tão imensa.
A Saudade é um sentimento bom, no sentido de que é a certeza de que tivemos e temos ainda coisas boas e pessoas admiráveis em nossas vidas, sentimento esse que é quase sempre recíproco, no sentido em que há alguém que nos quis ou quer bem, e que fez ou faz parte da nossa felicidade. Mas não é só a Saudade dos que por ora se encontram confinados, ou a morar longe, é também o sentimento sobre aqueles que já não estão mais entre nós. Por isso penso que, Saudade não tem de ser um sentimento ruim. Não é só sofrimento, angústia ou nostalgia. Para mim, Saudade é a certeza de que temos alguém em nossos corações, que um dia nos apoiaram (ou apoiam) e que nos marcaram para sempre.
Saudade é o que nos leva a falar com a família ou com os amigos todos os dias como se estivéssemos juntos, mesmo que afastados. É sabermos conversar sobre as pequenas coisas, mesmo que em silêncio, é sorrirmos e darmos ou olá para uma imagem que temos numa moldura... Saudade é perceber que você faz falta na vida de alguém, quando o telefone toca e sentirmos que podemos colmatar ou minimizar um estado menos bom de alguém que do outro lado chora, e nós sabendo ser firmes, e como que "engolindo" esse choro, dizer para essa pessoa: "Eu estou aqui contigo, mesmo estando longe".
(é este um texto de opinião, escrito à margem do novo AO e inserido numa coluna regular do Pataias à letra em Janº 2021)