Sensibilidade

03-11-2019

Ai esta sensibilidade que todos deveríamos sentir e saber aplicar :)                   

A minha vai bem, obrigado, e a sua como está?

Como é que o ser humano aplica a propensão, que de forma natural o leva a deixar-se "guiar", num querer, sentido e ternurento, que de igual modo  o leva a envolver-se num misto de compaixão?

Se nos dedicarmos a uma pesquisa, que elucide sobre o tema, podemos ler/verificar que, a sensibilidade é a faculdade de sentir, causa própria nos seres sensíveis e animados em relação a algo.

No entanto, o termo que a identifica, vai adquirindo, conforme o momento, diferentes significados de acordo com o contexto em que o (a) depositamos.

Avançando na pesquisa leio alguns exemplos, e que aqui cito:

"A foto de uma criança desnutrida despertou a minha sensibilidade e decidi colaborar"

ou: "O meu amigo não é grande apreciador deste tipo de filmes, acho que ele não tem a sensibilidade muito apurada"

ou ainda; "Para trabalhar no hospital, deve-se deixar a sensibilidade de lado e não se comprometer afectivamente com os pacientes".

Se avaliarmos o termo numa apresentação pessoal e/ou representativa, a sensibilidade aparece muita vez relacionada com o factor estético. A caracterização deste sentir enquanto humanos, permite-nos evidenciar, diversos aspectos, os quais numa visita a uma exposição, a nossa interpretação ao que vemos, pode levar-nos a afirmar que: "Estamos perante um pintor de grande sensibilidade",

ou no visionamento de um filme: "O novo filme vem comprovar, uma vez mais, a sensibilidade deste realizador que admiro".

É esta, a capacidade que os seres vivos têm de percepcionar/captar estímulos, tanto internos como externos, através dos sentidos que é a própria expressão correcta do termo sensibilidade, em que uma determinada função nos permite detectar as variações físicas ou químicas através dos órgãos sensoriais, representadas por frases como:

"Nesta parte da mão, temos mais sensibilidade",

ou;

"Um acidente fez-lhe perder a sensibilidade dos dedos".

Mas não só o termo se aplica a nós, enquanto seres humanos, também na vida profissional, no dia a dia, podemos estar perante outra leitura de "sensibilidades", através de máquinas idealizadas, para detectar uma classe de grandeza, face a diversos parâmetros localizados em um equipamento.

Por exemplo, um equipamento "razoável" de caça metais tem incluso um dispositivo de grande sensibilidade, o qual é "capaz de detectar objectos que estejam enterrados a mais de cem metros".

E a sua sensibilidade, como ela está ?

A minha cá vai andando, "bem obrigado", sem grandes "mazelas" que me faça perde-la  :)

----------------------------------------------------

(este texto foi elaborado/adaptado através de pesquisa, feita há uns anos atrás, quando de um conjunto de trabalhos curriculares, e que guardo com o carinho e saudade desses tempos. Hoje "dei-lhe uma volta" com introdução de algumas frases "in net" / AF, a imagem do texto é de cópia livre por Coluna Pedro Gabriel (Intrínseca))

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora